Prefeito Julio Lossio inaugura a 70ª unidade do Programa Nova Semente na comunidade do Roçado em Petrolina


A partir de hoje (29), Rafaela dos Santos Gomes, 2 anos, moradora da comunidade do Roçado terá um lugar seguro para ficar enquanto seus pais trabalham. Na noite dessa quinta-feira (28) foi inaugurada a 70ª unidade do programa Nova Semente que vai acolher 60 crianças da comunidade de 0 a 6 anos. A unidade Cantinho do Saber tem três salas de aulas, banheiros, escovódromo, berçário e a copa, onde serão preparadas as cinco refeições diárias das crianças.
Com a inauguração da septuagésima unidade, o programa Nova Semente atende hoje 4.200 crianças, oferecendo 21.000 refeições por dia cuidando não só das crianças de famílias vulneráveis socialmente, mas também gerando emprego e renda através da contratação de 1.130 sementeiras, como são conhecidas as funcionárias das unidades. Cada unidade contrata 16 sementeiras das próprias comunidades.
"Agradecemos ao prefeito Julio Lossio por esta conquista para a nossa comunidade", vibrou a gestora da unidade Cantinho do Saber, Francisca Soares Lima. Estiveram presentes à inauguração, o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, a coordenadora do programa, Mônica Couto, representantes do Petrape, entidade social responsável por gerir o programa, a vereadora Raimunda Sol Posto (DEM), o presidente da Associação de Moradores, Raimundo Nunes e o vice-presidente Maurício José, além do secretariado municipal e toda a comunidade do Roçado.
"Conseguimos realizar nosso sonho. Durante anos vimos apenas as comunidades vizinhas receberem ações da gestão pública e hoje comemoramos a nossa unidade do Nova Semente", destacou Maurício José. No ato de inauguração foi anunciada mais um projeto para a comunidade: o Projeto de Piscicultura que já beneficia as comunidades de Pedra Grande, Porto da Ilha e Vila Salú com a implantação de tanques-rede para a criação de tilápias para comercialização e geração de renda para as famílias de pescadores. A comunidade também integra o projeto de Apicultura, criação de abelhas para comercialização de mel.
Representando as mães do Roçado, Jaira Diniz também agradeceu a todos os envolvidos na conquista da unidade. "Agora trabalharemos sossegadas. Obrigada a todos, ao prefeito e aos comerciantes e moradores do Roçado que ajudaram a equipar a nossa creche", disse emocionada. São 4.200 famílias beneficiadas com o programa Nova Semente que também oferece a alfabetização através do material pedagógico e didático fornecido pelo Instituto Alfa e Beto que tem a missão, também, de qualificar as sementeiras.
Com vontade e trabalho, o gestor público pode melhorar a vida das pessoas, resumiu o prefeito Julio Lossio. "Hoje, somos testemunhas de que as promessas sem trabalho e comprometimento não melhora a vida das pessoas, e sim a ação. No início da gestão nos comprometemos com 100 unidades de creches até o final desta gestão para atender 6 mil crianças do município. Estamos com 70% da promessa cumprida e até o fim do ano todas as unidades serão entregues à população", garantiu.
Segundo Lossio, a melhoria na educação do município deve acontecer nas séries iniciais. "O programa Nova Semente além de oferecer um lugar seguro paras as crianças, também atua na iniciação pedagógica das crianças com atividades voltadas para este objetivo. Se queremos melhorar a qualidade da educação na rede municipal devemos começar nesta fase", completou o gestor municipal. A próxima unidade será inaugurada nesta segunda-feira, dia 02 de julho, na Vila Eulália.
Texto: Iana Lima
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
29/06/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Petrolina abre inscrições para mais uma seleção que oferece 102 vagas temporárias

IF Sertão-PE abre inscrições para selecionar estudantes em cursos técnicos a distância