Petrolina terá Unidade de Pronto Atendimento 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou em Diário Oficial, nesta semana, os municípios que serão contemplados com Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas. Dez municípios pernambucanos foram beneficiados, entre eles Petrolina, que garantiu a aprovação do projeto elaborado pela Prefeitura Municipal. A construção será financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal, e contará com contrapartida do município. 

“É um pedido do prefeito Julio Lossio que a Secretaria Municipal de Saúde amplie os serviços oferecidos à população e estamos cumprindo esse compromisso cuidando da Atenção Básica e qualificando também os atendimentos de média e alta complexidade, com a busca de novos serviços e investimentos”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, citando como exemplo, o Programa Melhor em Casa, implantado recentemente em Petrolina para oferecer atenção domiciliar aos usuários da Rede Municipal de Saúde. 

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, e integra a rede de atenção às urgências. Cada UPA deve ser implantada em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de acolhimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel às Urgência (SAMU 192), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. 


Texto: Eneida Trindade 
Foto: Imagem Ilustrativa 
Assessoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Petrolina 
08/06/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Petrolina abre inscrições para mais uma seleção que oferece 102 vagas temporárias

IF Sertão-PE abre inscrições para selecionar estudantes em cursos técnicos a distância