Petrolina ganha um novo lugar dedicado ao comércio no Centro da cidade


Com variedades de produtos e espaço amplo com cerca de 500m², foi inaugurado pelo prefeito Julio Lossio, acompanhado do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, um novo espaço para o comércio informal na cidade. Com a inauguração do local na manhã de hoje (04), localizado na Travessia Padre Fraga, o Centro de Petrolina passará a ter mais organização, e os camelôs, oportunidades de vendas com um ponto fixo para o comércio. 

A Feira dos camelôs será ocupada por cerca de 70 ambulantes que não foram beneficiados com o Mercado Turístico, entregue pela Prefeitura de Petrolina em dezembro de 2012, devido a falta de boxes. A iniciativa de fazer um espaço próprio para os comerciantes informais foi realizada pelas Secretarias de Ordem Pública e Planejamento, em parceria com o setor de Gestão de Obras, a comunidade e a Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (Afeabacap). 

Os principais objetivos da iniciativa são valorizar a cadeia comercial de Petrolina e livrar as calçadas para a circulação de pedestres. “Com muita tranquilidade fizemos esse reordenamento na cidade, que devolve as calçadas aos deficientes, as gestantes e a todos que circulam no centro de Petrolina. Além disso, criamos alternativas para que os comerciantes informais possam ter lugares dignos como o Mercado Turístico, e agora, para atender as demais pessoas não contempladas, entregamos esse espaço”, explicou o secretário de Ordem Pública, Marcello Cavalcanti. 

Segundo o comerciante Plínio Sá, que trabalhará no local com confecções, o espaço permitirá fixar seu ponto comercial de forma organizada. “A área foi reservada para termos um local melhor para trabalharmos, já que antes estávamos deslocados. Acredito que esse local nos permitirá negociar nossos produtos e gerar muito movimento”, disse. 

“Estamos beneficiando 70 famílias que poderão ter mais dignidade e auxiliará a mobilidade da cidade. Tínhamos a determinação de organizar o centro de Petrolina, porque o centro é o coração da cidade, e com esse equipamento entregue fortalecemos o comércio e desocupamos as calçadas, possibilitando que as pessoas andem com mais segurança e tranquilidade”, declarou o prefeito Julio Lossio, que após o evento visitou o Mercado Turístico 

As bancas possuem suporte de coberturas e variam de 1m a 2m². No entorno da Praça de Vendas haverá local para estacionamento de carros e motos e circulação de transportes coletivos com as linhas que trafegam por Pedra Grande, Senador Nilo Coelho, N7 e N8, Muquém, entre outros. O espaço homenageou o comerciante nascido em Afrânio, Luiz Ferreira Ramos, que veio para Petrolina no ano de 1961 onde abriu uma mercearia e chegou a ser vereador da cidade. O comerciante faleceu em 04 de julho de 1992, em Brasília. 


Texto: Élida Maria 
Foto: Gilson Pereira 
Assessoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Petrolina 
04/06/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Petrolina abre inscrições para mais uma seleção que oferece 102 vagas temporárias

IF Sertão-PE abre inscrições para selecionar estudantes em cursos técnicos a distância

Prefeito de Petrolina lança oficialmente o São João do Vale 2013