Prefeito Julio Lossio realiza a abertura da III Exporajada

O prefeito Julio Lossio realizou na noite de ontem (25) a abertura da III Feira de Caprinos e Ovinos (Exporajada), que ocorre no distrito de Rajada, a cerca de 75 Km do Centro de Petrolina. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, é um espaço para comercialização, palestras e premiações dos melhores animais participantes e segue até este domingo (27). 

Neste ano, a III Exporajada pretende reunir mais de cinco mil pessoas no local que dispõe de mais de 600 animais entre caprinos e ovinos distribuídos em 100 baias. Durante a programação do evento, os produtores poderão participar de palestras sobre a conservação de forragens e o manejo higiênico e sanitário de ordenha. Outras possibilidades são a geração de renda com a comercialização dos animais, o lazer com apresentações de shows gratuitos e 15 mil reais de premiações em mais de 50 categorias como: concurso de animal leiteiro, animal com maior peso, melhor qualidade genética de machos e fêmeas de 6, 12 e 18 meses, entre outras. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, o principal objetivo da feira é fazer uma divulgação do melhoramento genético dos animais da região. “Pretendemos fazer um intercâmbio dos nossos produtos e ofereceremos informações relevantes sobre a qualidade do animal, que com isso, garantirá ao criador um diferencial de aperfeiçoamento dos caprinos e ovinos e a geração de renda em um menor espaço de tempo”, explicou. 

Para o produtor José Fernandes, que possui 38 animais expostos na III Exporajada, a ação permite gerar renda e divulgar a criação. “A feira é um incentivo a todos os criadores que produzem não só a carne e o leite, mas também o esterco que é utilizado na fruticultura. Sabemos que essa seca prejudica nossos negócios, mas o sertanejo é forte. Vamos à luta, e com fé em Deus alcançaremos os nossos objetivos”, disse. 

“É uma satisfação ter colocado a Exporajada no calendário oficial de eventos de Petrolina, porque essa feira movimenta o distrito de Rajada e gera renda. Vejo que já há produtores vendendo animais na feira, que o comércio está bem movimentado e a juventude aproveitando os shows, e isso é muito gratificante para nós”, frisou o prefeito Julio Lossio na abertura do evento. A IIII Exporajada contou na noite de ontem com os shows de Elenildo do Acordeon, Mano Walter e Sérgio do Forró. Hoje (26), haverá as atrações musicais Colo de Menina, André Mendes e Frank Viana. Amanhã (27), o evento encerrará com a apresentação de Mudinho de Rajada, Hosterninho do Acordeon e Chamego Safado. 


Texto: Élida Maria 
Foto: Gilson Pereira 
Assessoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Petrolina 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Petrolina abre inscrições para mais uma seleção que oferece 102 vagas temporárias